quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

9ª Pedra – Ametista

ADORNANDO A NOIVA - 9ª Pedra – Ametista

BASE: “porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou” (Apocalipse 19:7b).

INTRODUÇÃO:
A Igreja, composta de pessoas que têm Jesus Cristo de Nazaré como o Único Senhor e Salvador de sua vida, é a Noiva, e Ele o Noivo.

Haverá um dia em que nos encontraremos com Jesus, no céu e devemos nos enfeitar, nos preparar para esse dia.

Sem enfeites falsos, mas com adornos verdadeiros, fundamentos genuínos.

ALVOS:
· RETIRAR A PEDRA - OBRAS DA CARNE
· DESLIGAR-SE DO VELHO HOMEM
· ENFEITAR-SE COM AMETISTA – ENCHER-SE DO ESPÍRITO SANTO

Pedra falsa – Obras da Carne:
“18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, ...” (Efésios 5:18a).

“16. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20. idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21. invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gálatas 5:16 a 21).

O Apóstolo Paulo ensina aos Efésios e aos Gálatas que as obras da carne são terríveis, que trazem quebra em todos os níveis, em todas as áreas de nossa vida:

  • Física – prostituição, impureza, lascívia, bebedices, glutonaria e orgias
  • Espiritual – idolatria, feitiçaria
  • Emocional – Inveja, ira
  • Interpessoal – Inimizade, porfia, ciúmes, pelejas, dissensões, facções
Quando tentamos fazer as coisas por nossa própria força ou vontade, a única coisa que conseguimos são os frutos descritos acima.


DESLIGANDO-SE DO VELHO HOMEM:
Paulo sabia que essa luta não é fácil, mas ele, usado pelo Espírito Santo de Deus, nos mostrou o caminho – relacionar-se inteiramente com o Senhor.

“14. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 15. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 16. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23. mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25. Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado” (Romanos 7:15 a 25).

Devemos nos desligar verdadeiramente do velho homem, as características do pecado, trazidos pelo primeiro Adão.

“5. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6. sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7. porquanto quem morreu está justificado do pecado” (Romanos 6:5 a 7).

“32. Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos. 33. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 34. Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.”

“49. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. 50. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção” (1Coríntios 15: 32 a 34 e 49 e 50).

O velho homem se corrompe pelas concupiscências (apetite carnal desordenado) do engano.

Devemos nos despojar, nos despir mesmo da velha criatura em nós.

“20. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21. se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22. no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23. e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24. e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:20 a 24).

Como se despir do velho homem?

“25. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27. nem deis lugar ao diabo. 28. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:25 a 32).

Deixar a mentira e falar a verdade
Você pode até ficar irado, mas não peque,
Não dar lugar ao diabo
Não roube, mas trabalhe
Reparta com o necessitado
Nada de palavras torpes (palavrões, piadinhas, palavras com duplo sentido), antes fale o que edifica, para beneficio dos outros que lhe ouvem
Não entristeça o Espírito Santo
Tire de você: amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmia, malícia
Seja benigno, compassivo, PERDOE como Deus perdoou em Cristo

ENFEITAR-SE COM AMETISTA – ENCHER-SE DO ESPÍRITO SANTO:
“18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19. falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20. dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21. sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Efésios 5:18 a 21).

“22. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23. mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” (Gálatas 5:22 a 26).

ADORNANDO-SE COM AMETISTA – ENCHER-SE DO ESPÍRITO SANTO:
“... a terceira ordem será de jacinto, ágata e ametista;...” (Êxodo 28:19).

Vemos a roupa do sacerdote, e hoje nós (como noiva de Cristo, como sacerdócio real) temos que nos enfeitar com pedras verdadeiramente preciosas.

A ametista é uma pedra preciosa, atribuíam-se a ela a propriedade de preservar da embriaguez (o seu nome no grego significa “o que não está ébrio”), daí o seu nome.

É uma variedade de quartzo, cor violeta, muito brilhante, inferior ao diamante na dureza, a terceira da Terceira ordem das doze pedras do sumo-sacerdote e o décimo segundo fundamento da Nova Jerusalém (Ap. 21:20).

A ametista nos lembra sobriedade, sinônimo de estar vigilante, equilibrado. Quando nos enchemos do Espírito Santo de Deus, temos a sobriedade e o equilíbrio que só Ele pode nos proporcionar, então podemos produzir o fruto verdadeiro.

“8. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 9. porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, 10. que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele” (1Tessalonicenses 5:8).

“11. Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12. educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, 13. aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14. o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tito 2:12).

“7. Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. 8. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9. resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1Pedro 4:7 e 5:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário